Pages

RSS

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Compartilhando mais uma palavra

Gn.32:1,22-32
Jacó sai da terra de Labão, retornava então p/ sua terra, penso q ele queria mudar de vida(sabia q tinha errado no passado, queria reparar o erro...). Jacó, porém, continuava usando as estratégias antigas, aquela velha maneira...(qtas vezes nós tbm, desejosos de mudar uma situação, pensamos q as velhas formas são as mais corretas, ou talvez sejam as únicas q sabemos usar). Jacó decidido em fazer as pazes com seu irmão Esaú, usa então a estratégia de enviar servos com presentes adiante dele e pensa em seu coração: "Eu o aplacarei com os presentes q me antecedem e ele me aceitará". Nada q Jacó fizesse poderia aplacar a ira de Esaú, qtas vezes Esaú desejou desejou encontrar Jacó? (tinham passado 20 anos desde q Jacó o traíra...). É preciso q nós tbm aprendamos q nada q fizermos em nossa carne poderá reparar o erro q cometemos no passado, somente o Sr. poderia fazer isso por Jacó, e somente Ele poderá fazer isso por nós tbm. A bíblia diz q o nosso Deus é capaz de reverter até a maldição em benção. E é exatamente isso q precisamos fazer nesse momento, não buscarmos estratégias, nem justificativas, mas permitir q o o Sr. repare os erros q cometemos.
No vers. 22 aconteceu algo com Jacó, (além do medo, pois ele sabia q Esaú vinha ao seu encontro com 400 homens), acredito eu, q aquele dia tinha sido marcado pelo Sr. pois anjos do Sr. conforme vers.1 saíram ao encontro de Jacó naquele lugar, e Jacó então tem atitudes q marcam o início de um Peniel.
1- Passou o vau td qera importante p/ ele (22,23)
Jacó lutou, trabalhou, aqueles 20 anos sol a sol como diz em Gn 31:38-41. Mas naquele momento, Jacó estava sendo mudado na sua maneira de pensar, ele entende q sua familia, seus bens adquiridos c/tanto esforço eram importantes, mas nada poderia ser mais importante q estar ali só e encontrar-se c/o Sr. Eu e vc, talvez sejamos como Jacó, ativistas. Mas é tempo de passarmos todos os nossos cuidados adiante do Jaboque e ficar só, parar e encontrar-se com o Sr.
2- Lute por vc.
Será q Deus não era pário p/ Jacó, por isso passou a noite toda nessa luta? Ora, apenas um sopro do Sr. e Jacó morreria. Era necessário aquela luta p/ o bem de Jacó, p/ a mudança dele. Fiquei pensando q se nós lutássemos com Deus, como Jacó fez naquele dia, qtas palavras de justificação e de auto-comiseração teríamos p/apresentar a Deus em nossa defesa?
Jacó poderia ter dito: Mas Sr. eu errei, mas tbm Esaú não quis seu direito... Poderia ter dito mas minha mãe tbm me ajudou, eu não fiz td sozinho...E Labão? Viu o tanto q trabalhei pra ele?...

E nós o teríamos p dizer ao Sr.? "Eu não merecia aquilo... Aquela traição... Fui abandonado... Não fui amado.... E a familia q tinha ou q tenho?....
É tempo de reconhecer nossos erros, nossas fraquezas, e de sermos abençoados pelo Sr. com grandes mudanças em nosso caráter, pq a primeira benção de Jacó embora ele tenha recebido não era dele, foi uma benção usurpada, mas naquele dia não, Deus o abençoou ali, Era dele por direito, e de fato.
Qdo o Sr. pergunta a Jacó qual o teu nome? Ora no Sl 147:4 diz q Deus conta e chama as estrelas uma a uma pelo nome, claro q Deus sabia o nome de Jacó, mas Jacó teve q reconhecer quem ele era realmente: um enganador, um usurpador, q traiu pai, irmão, um fugitivo, um errante.
Deus sabe o nosso nome, e o estigma q tem nos acompanhado talvez vc seja um mentiroso, um traidor, um solitário, um enfermo, um deprimido, um rejeitado, um falido... Mas nesse tempo de Peniel, Deus vai mudar esse estigma. Jacó de enganador, usurpador, passou a ser Israel Princípe de Deus, aquele q luta com Deus e vence!
Recebamos hj tbm essa mudança. Somos curados, somos o q vive em familia, somos fiéis, somos alegres e felizes, cheios de esperança.
Nesse tempo de Peniel, ainda q precisemos sair mancos, mas certamente sairemos transformados, nunca mais seremos as mesmas pessoas, mas sairemos p/ ser pai de tribos espirituais (como foi Jacó) sairemos pensando diferente, agindo diferente, andando diferente.
Passe hj o vau de Jaboque!!!
"Vi Deus face a face e a minha vida foi salva!"
Que o Sr. nos abençoe!

A.

0 comentários: