Pages

RSS

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Eliseu, seu desejo era servir!

Para um Eliseu de uma época contemporânea... (Eliseu... é pra vc mesmo! hehehehhehehe)


Elias foi um ardente batalhador no conflito entre Deus e o mal durante o reinado de Acabe. Ele derrubou aquelas tentativas do rei de estabelecer Baal como deidade nacional de Israel. Mas Elias não é o homem para reconstruir a fé das massas de Israel.
Elias, sintonizado mais c o conflito do que c a edificação, serviu bem ao propósito de Deus. Mas ele não é o profeta necessário agora que a vitória é obtida.
A transição entre o ministério confrontador de Elias e o ministério de fé edificante de Eliseu é espetacular. Qdo Elias e seu aprendiz Eliseu viajam em direção a Jericó, o profeta insiste para q seu companheiro fique atrás (2:1-4). Eliseu sabe que Elias está prestes a ser levado de sua presença e recusa-se a deixá-lo(vv 5-6). Elias divide o rio Jordão e os dois cruzam em terra seca. No outro lado, Eliseu pede a Elias porção espiritual duplicada (vv 7-9). Qdo Eliseu vê um carro de fogo e observa Elias ser levado p o céu num redemoinho, ele sabe que seu pedido foi concedido (vv 10-12). Eliseu retorna ao Jordão, e divide às águas ele mesmo, confirmando sua sucessão (vv 13-15). Apesar dos profetas de Jericó procurarem pelo ausente Elias, nenhum sinal dele é encontrado (vv 16-18). Entrementes, Eliseu purifica o fornecimento de água de uma cidade próxima, simbolizando a natureza curadora do seu ministério (vv 19-22). Contudo qdo um grupo de rapazes publicamente ridiculariza o profeta, sua maldição traz ursas ferozes do bosque para despedaçá-los (vv 23-25). O tom gentil do ministério de Eliseu não o torna um servo menor e requer não menos respeito!

"Uma porção dobrada" (2:9) A referência é a de Dt 21:17, que estabelece o direito do principal herdeiro a uma participação dobrada na herança. Eliseu está reivindicando, como principal representante de Deus nessa era de reavivamento profético, a porção a que tem direito. Outra coisa está implícita aqui: Eliseu está expressando seu sentimento da necessidfade por especial dom espiritual.
"O dobro de milagres" Eliseu tem 14 milagrs realizados e Elias 7, exatamente o dobro da porção do profeta. São eles:
1- dividir as águas do Jordão(2:14)
2- sanear uma fonte(v.21)
3- amaldiçoar zombadores(v.24)
4- encher os poços c água(3:15-26)
5- multiplicar o azeite de uma viúva(4:1-7)
6- predizer uma gestação(vv.14.17)
7- levantar um filho morto(vv. 32-37)
8- neutralizar veneno(vv. 38-41)
9- multiplicar pães(vv. 42-44)
10- curar a lepra de Naamã(5:1-19)
11- amaldiçoou Geazi c lepra(vv. 20-27)
12- preparou armadilha para a força militar Síria(6:8-23)
13- revelou um exército de anjos(vv.15-16)
14- predisse o alívio para a sitiada Samaria(6.24:7.20)

Dois milagres (2:19-25) Os dois milagres estabelecem o tom do ministério de Eliseu que, antes de tudo, envolve bondade e, em segundo lugar, severidade. Nisso, Eliseu reflete o caráter do Senhor, que mantém Seu pacto de amor com aqueles que O amam e retribui com destruição aqueles que O "odeiam".

0 comentários: