"No meio de uma sala, alguns cientistas penduraram uma penca de bananas frescas em uma estaca. Em seguida, deixaram quatro macacos soltos na sala. Na mesma hora, os símios esfomeados partiram na direção daquelas bananas amarelinhas.
Quando tentaram subir na estaca, um dos cientistas jogou água muito gelada sobre todos eles.
Os macacos recuaram, juntaram-se novamente e fizeram uma segunda tentativa. Assim que começaram a subir na estaca, receberam outra vez o banho de água gelada. Depois de várias tentativas sem sucesso, os macacos se convenceram de que o fracasso era inevitável e, por fim, desistiram de tentar.
No dia seguinte, os pesquisadores tiraram um dos quatro macacos da sala e o substituiram por outro que não participara da experiência no dia anterior. O que o novato fez? Foi com tudo para pegar as bananas. Mas, antes mesmo que ele chegasse a base da estaca, os três veteranos o puxaram. Destemido, o macaco novato tentou mais uma vez e, novamente, foi impedido por seus companheiros. No fim, ele desistiu e se rendeu à atitude fatalista dos demais.
A cada dia, os cientistas sibstituiam um dos macacos originais. No quinto dia, dos quatro macacos dentro da sala, nenhum deles havia passado pela experiência de levar um banho de água fria. Mesmo assim, a partir daquele momento, toda vez que um macaco novo entrava na sala, os outros o impediam de subir na estaca para pegar as bananas sem mesmo saber porque o faziam. A falha dos primeiros quatro condicionou todos os novatos a evitar qualquer tentativa." (Craig Groeschel)
O medo nos priva de coisas maravilhosas que estão ao nosso alcance. Que o Senhor nos ajude a não permitir que o medo do fracasso nos transforme em macacos de laboratório.
Hello world!
Há um ano
0 comentários:
Postar um comentário