Pages

RSS

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Li e achei interessante.

O superego funciona sob olhares e vigilâncias. Já a CONSCIÊNCIA não precisa de "testemunhas" para se conduzir como deve, posto que a ela, a consciência, baste para o individuo; o qual age não porque tema não agir, mas sim porque não tem como não agir ou deixar de agir em razão do que no coração seja certo ou errado.
O Sacerdote e o Levita da história do Bom Samaritano tinham apenas Superego; por isto passarem "de largo" ante ao caído. O Samaritano, no entanto, tinha consciência, não superego. Por isto, sem dar importância a quem poderia ter ajudado e não ajudou..., ou mesmo a qualquer outro tipo de consideração, apenas viu e fez o que podia.
Se você é do tipo que perderia a fé em Jesus se, por exemplo, seu pai, mãe, pastor, pessoa de referencia, ou, no caso de você que gosta de mim, se eu deixasse a fé dizendo que era tudo uma balela - tenho algo a dizer a você: VOCÊ AINDA É DISCIPULO DO SUPEREGO!
A CONSCIÊNCIA começa quando todos se vão..., mas o discípulo fica; e fica dizendo: "Para quem irei eu, visto que agora "eu" mesmo conheço as palavras da vida eterna?"
É fácil saber se você é discípulo da CONSCIÊNCIA ou apenas discípulo do SUPEREGO:
a) Veja se você pensa em desanimar na fé apenas porque gente que você gostava decepcionou você; b) veja se você, apesar de tudo e qualquer um, prossegue sempre, sabendo em Quem tem crido.
Se você é b..., então, Graças a Deus o caminho do discipulado está em você. Mas se você é ainda um ser no a..., então saiba: você é ainda um ente religioso e moral, sem raiz em você mesmo, sem personalidade espiritual própria e que pode deixar tudo tão logo os ventos soprem diferente...
Pense nisto e decida quem você quer ser!

0 comentários: