Pages

RSS

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Ambivalência?!

Vc sabe o q é Ambivalência?
Vou deixar aqui alguns exemplos:
*Um certo homem proclama q a única lei da sua vida é progredir economicamente e ter sucesso; q é impossível ser honesto nos negócios; e q não tem o menor escrúpulo em lesar o fisco e os concorrentes. Pois bem, ao chegar em casa e surpreender o seu filho dizendo uma mentira, repreende-o asperamente: _Posso perdoar qq coisa, menos uma mentira. E continua, meu filho, vc já deveria saber q a verdade, é uma lei absoluta, um princípio sagrado q nenhum homem de honra deve violar.
* Outro exmplo de ambivalência: Um homem casado, é infiel à sua esposa. Proclama em alto e bom tom, q deixou p trás todos os falsos escrúpulos, q o ideal de pureza do cristianismo tem de ser guardado no armário dos preconceitos, q a condenação ao adultério deu lugar a repressões perigosas. No entanto, ele mostra-se extremamente cuidadoso no q diz respeito à conduta e aos relacionamentos de sua filha. Teme q ela dê "um passo em falso".
* Mais um exemplo: Muitos homens e mulheres professam uma doutrina completamente oposta à concepção cristã do casamento. Dizem q pretendem viver a vida sem q o laço conjugal lhes imponha qq limite. Mas as estatísticas mostram q nos consultórios de análises psicológicas, esses mesmos homens e mulheres com veemência, denunciam o egoismo do cônjuge e se descobre neles uma louca e secreta saudade de um casamento verdadeiro, de uma verdadeira e ilimitada comunhão conjugal.
O resultado disso td é um mundo q tem medo. Sem Deus reina o medo, o medo c os dois tipos de reações q ele desencadeia: as fortes, ou seja, as ameaças, a agressividade, a injustiça; e as fracas, isto é, o pânico, a fuga, a pusilanimidade (falta de ânimo, de energia, de firmeza, de poder de decisão, covarde, medroso)

É... Saul foi um homem ambivalente. Perseguia Davi e o convocava p tocar harpa...

Jesus nos admoesta: "Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno." (Mt 5:37)

Sejamos hoje curados e libertos de toda ambivalência. Em nome de Jesus!

Um ótima quarta, p todos!

A.

0 comentários: